Por Raíssa Anbo*
O carnaval é maravilhoso para todos os grupos: quem é festa vai para a festa, quem é de série vai para série, quem é de dormir vai colocar o soninho em dia e quem é de livros vai adorar as dicas de hoje, porque se você, assim como eu, adora um feriado prolongado para colocar a leitura em dia, não pode deixar de conhecer esse “trio parada dura”.
Eu te prometo que não é papo de couch (risos), os três livros que vou indicar para você se esbaldar nesse carnaval se complementam com seus objetivos em comum e, juntos, formam uma espécie de direcionamento para que você consiga alavancar seus projetos, colocando em prática mudanças no dia a dia, e estratégias, que você consegue facilmente executar para uma visibilidade maior da sua marca.
As indicações a seguir estarão em ordem que eu sugiro que você siga de leitura, porque cada um deles vai dar um esclarecimento, ativar ideias e vontades de querer fazer dar certo de uma forma diferente, e acredito que o que cada um “explora” em seu conteúdo vai se complementando no momento que você começar o seguinte e, assim, consecutivamente. Continue comigo para conhecer esse trio de sucesso.
1 – Personal Branding: Construindo sua Marca Pessoal, de Arthur Brender
O livro aborda o tema da construção da marca pessoal em um mundo cada vez mais competitivo e conectado. Em diversos momentos, traz a provocação sobre como as empresas constroem suas marcas para se destacar em seus mercados. Além disso, as pessoas também devem investir na construção de sua marca pessoal para se diferenciar em suas carreiras e alcançar seus objetivos profissionais e pessoais.
Ele ainda apresenta diversas estratégias e técnicas para essa construção da marca pessoal, incluindo a identificação de habilidades e talentos, o estabelecimento de uma imagem autêntica, a criação de uma presença online forte e coerente, o desenvolvimento de relacionamentos profissionais e um marketing pessoal eficaz.
Ao longo do livro, o autor também enfatiza a importância da autenticidade e da transparência na construção da marca pessoal, que também é de extrema importância para as empresas, e destaca que essa construção é um processo contínuo, que requer esforço, dedicação e adaptação constante às mudanças do mercado e das demandas profissionais.
Ele é um verdadeiro guia prático e inspirador para qualquer pessoa que deseja se destacar em sua carreira e alcançar seus objetivos pessoais e profissionais através da construção de sua marca pessoal.
2 – Como Construir uma Empresa do Zero, de Camila Vidal
Camila Vidal é a criadora da famosa “Moving Girl”, quem acompanhou sua trajetória sabe que ela é a verdadeira “gente como a gente” e seu livro é uma verdadeira joia que conta o passo a passo de como ela construiu essa potência toda chamada Moving Girl. Eu sou muito fã da Camila e conhecer a sua história de vida e sua trajetória de sucesso é uma inspiração.
O livro conta pra a gente todos os passos para a criação e desenvolvimento de uma empresa, desde a concepção da ideia até a implementação e gestão do negócio. A autora destaca a importância da pesquisa de mercado e do planejamento estratégico na fase inicial da empresa, bem como a necessidade de se estabelecer um modelo de negócios viável e escalável.
Mas, antes que você ache que é só um mais um livro de empreendedorismo para quem não entende nada sobre isso, o que eu mais amei nos ensinamentos da Camila é que ela vai te provocar a começar mesmo que você não tenha nada definido, o importante muitas vezes é a gente só dar o primeiro passo, ir desenhando e ajustando a rota conforme as coisas vão tomando corpo.
Além disso, ele aborda também temas como a captação de recursos financeiros, a gestão de pessoas, a criação de uma marca forte, a estratégia de marketing e vendas, entre outros aspectos importantes na construção de uma empresa.
A autora também compartilha sua própria experiência como empreendedora, fornecendo insights e dicas valiosas para quem está começando a empreender. Ela enfatiza a importância da resiliência, da perseverança e da capacidade de se adaptar às mudanças e desafios que surgem ao longo do caminho.
É um livro prático e inspirador para empreendedores que desejam criar uma empresa de sucesso. Através de uma abordagem passo a passo e exemplos reais, Camila Vidal oferece insights valiosos sobre as etapas fundamentais para a construção de um negócio bem-sucedido.
3 – Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker
Eu sei que eu prometi para você que não era papo de couch (risos) e não vai ser mesmo. Esse livro me surpreendeu de tantas formas que só quem ler vai entender o que estou falando. O que mais me chamou a atenção nele é como nós temos atitudes em nosso dia a dia e certos pensamentos por conta da nossa criação; ele vai falar muito sobre crenças limitantes e como a gente toma coisas que aprendemos com nossos pais e círculo social como verdades absolutas e a importância de reprogramarmos o nosso pensamento, a fim de quebrarmos essas crenças para dar passos maiores.
Ele explora a relação entre a mentalidade e o sucesso financeiro. O livro defende a ideia de que a riqueza não é resultado do acaso, da sorte ou da herança, mas sim do comportamento, dos hábitos e da mentalidade das pessoas. Ele vai abordar diversos temas relacionados ao mindset da riqueza. O autor destaca a importância de identificar e transformar crenças limitantes sobre dinheiro, sucesso e riqueza, e apresenta estratégias para desenvolver uma mentalidade mais positiva e abundante em relação ao dinheiro.
Eker enfatiza a importância de planejar, agir e assumir riscos calculados para alcançar o sucesso financeiro, e apresenta dicas e conselhos práticos para aumentar a renda, reduzir as despesas e investir de forma inteligente. Ele também fala sobre a importância do aprendizado contínuo, da disciplina, da gratidão e da generosidade para o desenvolvimento de uma mentalidade milionária e a criação de uma vida plena e significativa.
Esse livro também é muito inspirador e um prático que oferece insights valiosos sobre a relação entre a mentalidade e o sucesso financeiro. Através de exemplos reais, histórias inspiradoras e dicas práticas, o autor encoraja o leitor a transformar suas crenças limitantes e desenvolver uma mentalidade mais positiva e abundante em relação ao dinheiro e à vida.
Como disse anteriormente, esses três livros juntos são uma verdadeira joia, eles vão te ajudar muito no seu processo de amadurecimento profissional e pessoal, cada um deles do seu jeito e com seus objetivos e que, juntos, se complementam demais! Eu coloquei nessa ordem porque acredito que será a ideal de leitura, mas fique à vontade para começar por onde se sentir mais motivado.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você já leu algum desses livros ou vai ler a partir dessas dicas, deixa o seu comentário aqui embaixo, eu adoraria saber a sua opinião sobre eles.
Raissa Anbo é especialista em marketing pela USP/Esalq e em Gestão de Negócios pela Unic. Atua há mais de 10 anos com marketing e eventos, é criadora de conteúdo que ajuda empresas e profissionais de marketing a atuarem de forma estratégica, realiza consultorias para empresas e para quem deseja abrir o seu próprio negócio.