ARTIGO: O sucesso do Big Brother Brasil e o que pode nos ensinar

Por Raissa Anbo*

O Brasil inteiro já está, desde o dia 16/01, grudadinho nas telinhas acompanhando o programa mais amado (e mais odiado rs) da TV brasileira, o Big Brother Brasil 23º edição. Apesar de ter acontecido um consenso, quase unanime, sobre a última edição não ter agradado ao público e ter sido “flopada” pelo desenvolvimento da trama (ou a falta dela), existe algo que vai completamente contra essa teoria, que são os números. Afinal, números nunca mentem.

A rede Globo parece ter encontrado a fórmula mágica para atrair os patrocinadores para o programa, com ativações mais relevantes, provas mais elaboradas e festas de tirar o fôlego, conseguindo ainda se reinventar a cada edição, sendo as últimas com a divisão da casa entre os times Camarote e Pipoca. O conjunto dessas ações e estratégias resultam em recordes de vendas de patrocínio, pontos de audiência e quantidade de votos em eliminações.

Mas, afinal, que mágica é essa? Ou melhor, que estratégias e caminhos o Super Boss Boninho está utilizando para que o BBB seja todo esse sucesso? Continua aqui comigo que a gente vai entender tudo e como você poderá aproveitar esse case de sucesso para a sua marca!

Construção de narrativas que vendem

Falem bem ou falem mal, mas falem de mim, essa frase é perfeita para descrever o BBB. Só não leve ao pé da letra e faça qualquer coisa para sua marcar aparecer, hein? A casa mais vigiada do Brasil é um programa de entretenimento, ou seja, as pessoas podem falar muito mal e mesmo assim não querem perder para ficar por dentro do que está acontecendo.

Todo o programa é pensado e planejado para que gere o entretenimento necessário para captar a atenção do público, a seleção dos participantes, as dinâmicas durante a semana que são desenhadas para estimular conflitos entre eles, as provas de anjo e liderança para despertar a competição e, principalmente, as festas onde acontecem os “trelelês”. Porque esse é o objetivo do programa: entreter, gerar audiência e estar na boca do povo.

Mas agora, eu gostaria que você pensasse na sua empresa e na sua marca, qual é o objetivo dela? De que forma você poderia criar uma narrativa, uma história a ser contada por ela que despertasse os sentimentos nos seus clientes que você gostaria que ele sentisse ao pensar nela? Será que o seu branding, a sua comunicação, as suas estratégias no dia a dia estão direcionadas para que o seu clientes cultive esses sentimentos?

Perguntas importantíssimas, vou deixar você refletindo sobre isso e de tempos em tempos você precisa se questionar sobre isso para saber se está e continua no caminho certo, transmitindo o que você quer com a sua marca.

Seja Omnicanal

Já estamos até acostumados com os memes do BBB de que poderemos fofocar à vontade sobre vida alheia com o início do programa. Parece que a gente entra em uma realidade alternativa onde só tem o programa em todos os lugares. Nas redes sociais (todas elas), TV, rádio, produtos licenciados, já existem até eventos com réplicas da casa e por aí vai. Isso acontece por a Globo está em todos os lugares, ou seja, ela é Omnicanal.

Como você já deve ter percebido, o varejo físico sofreu algumas transformações que foram aceleradas pela pandemia, a principal delas é que o consumidor não compra mais da forma tradicional de ir até a loja, ele realiza diversas movimentações que o físico e o digital se complementam.

A sua empresa precisa estar presente e disponível de acordo com essa nova jornada do consumidor. Ele precisa encontrar você tanto no meio físico quanto no digital, precisa poder conversar com você, comprar de você e escolher de que forma ele vai querer receber o produto que ele comprou, se irá retirar na sua loja ou receber em casa. A Omnicanalidade se trata exatamente disso, estar presente em diferentes canais, seja ele físico ou digital. Com o objetivo de atender as necessidades dos nossos clientes de hoje.

Nossa, então quer dizer que agora eu preciso estar em todos os lugares? Todas as redes sociais e ainda cuidar de uma loja física? Sim e não. É importante você dar pelo menos uma opção para o seu cliente te encontrar no meio digital, é melhor você ter uma rede social muito bem trabalhada do que várias “meia boca”.

Tenha uma comunidade digital ativa

O BBB conseguiu construir uma comunidade de apaixonados pelo programa. Criam memes, compartilham suas opiniões sobre falas e comportamentos e que vão até o fim com o seu participante favorito, que acaba ganhando a simpatia do público e reverbera em seu sucesso pós programa. Pois bem, nada disso seria possível se a programa não fosse mega ativo nas redes sociais. Além de uma comunidade ativa ele cria também uma rede de defensores do programa.

Além do Big Brother existem diversas marcas que fazem isso muito bem, usam a rede social para se relacionar com seus seguidores da forma mais verdadeira possível, afinal, essas pessoas seguem a sua marca por algum motivo e se você fez o trabalho direitinho sobre narrativa e criação de storytelling você vai saber qual é, ou seja, você vai conhecer o perfil dos seus seguidores.

Crie um relacionamento com seus seguidores e transforme-os em uma comunidade, defensores da sua marca. Onde possam trocar ideias, fazer desabafos, rir dos memes, ter ali um espaço com você de confiança. As pessoas se apaixonam por marcas, pelo propósito que elas têm, pela identificação com os mesmos gostos e valores. Não deixe de olhar para os seguidores como grandes amigos e ter um relacionamento de amizade e comunidade.

Conclusão

O Big Brother Brasil é um exemplo de sucesso em diversas frentes, é um verdadeiro case a ser estudado com maior profundidade e que você pode levar os ensinamentos para a sua marca, independente do tamanho que seja.

O planejamento e desenho das estratégicas são acompanhados de perto e mudam de rota quando necessário, pelo menos estimulam os participantes a mudarem quando o programa começa dar aquela esfriada, já perceberam? Pois é, é isso que precisamos fazer também quando os resultados que esperamos não estão sendo atingidos, mudamos os planos para fazer dar certo.

Espero ter estimulado vocês a começarem a analisar o programa com outros olhos, acompanharem melhor todas essas ações de sucesso e colocarem em prática em suas marcas.

Boa sorte!

*Raissa Anbo é especialista em marketing, com mais de 10 anos de experiência em comunicação e eventos. www.raissaanbo.com.br

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