Movimento Vambora resgatou a tradição popular, oferecendo lazer, show e diversão, gratuitamente
Carnaval família é o que representou a folia em Santo Antônio de Leverger, com o apoio do Movimento Vambora, que pode oferecer segurança, diversão e lazer para crianças, jovens, adultos e idosos, que curtiram cinco dias de festa gratuita. A associação ainda cumpriu seu objetivo de movimentar a economia criativa dos artistas regionais e resgatar o Carnaval Cultural, com apresentações de cururu, siriri, boi-à-serra, desfile de blocos e apresentações de bandas regionais.
Um efetivo de aproximadamente 500 policiais militares garantiu a segurança dos foliões que passaram pelo município. “Com o empenho da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, conseguimos chegar ao quinto dia de carnaval sem nenhum registro de ocorrências, no que se refere a esse evento de grande concentração de público, que ocorreu de forma ordeira, graças ao suporte do Bope, Rotam, Cavalaria, Força tática e Ciopaer, além do Batalhão de Trânsito, que realizou barreira na entrada do município e garantiu um trânsito seguro”, destaca o tenente-coronel Hender Ulisses da Silva, comandante da 3ª Companhia Independente de Santo Antônio.
“Gratidão e realização são os sentimentos que melhor representam o Movimento Vambora depois de dias de dedicação e ansiedade. Conseguimos gerar 100 empregos diretos e 400 indiretos, gerando economia para hotéis, restaurantes e munícipes, que puderam ganhar um dinheiro extra com o aluguel de casas, vendas de comidas, bebidas, entre outros. Também conseguimos contribuir com a segurança no evento, com revistas nas entradas, que resultaram na apreensão de alguns objetos não permitidos, mantendo a segurança dos foliões”, observa a Coordenadora Geral do Carnaval Cultural, Silvana Cordova.
Um total de mais de 40 mil pessoas passaram pelo município durante os cinco dias de folia, que retornou com todo o gás, depois de dois anos de espera por esse evento festivo, que se tornou tão esperado pela população local e por frequentadores, turistas e visitantes.
Para a prefeita de Leverger, Franciele Magalhães Vieira, o apoio do Movimento Vambora foi fundamental para ajudar no resgatar do Carnaval Cultural no município. “Esse auxílio elevou nossas tradições e cultura a um patamar histórico, jamais visto antes em nossa cidade, com imensa participação popular e sucesso absoluto. Foram dias de intensa dedicação para que tudo saísse perto da perfeição e pudéssemos chegar ao final da folia com esse sentimento de satisfação e dever cumprido, certos de que fizemos tudo de melhor para o nosso município”, afirma.
O Carnaval Cultural de Santo Antônio de Leverger foi realizado pelo Movimento Vambora, por meio de uma emenda parlamentar, com patrocínio do Governo do Estado e Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer (Secel-MT).
Com assessoria