O projeto vem ainda maior, aumentando seu alcance de coletivos, atividades artístico-culturais e formação
O Festival Vambora surgiu em 2021 e 2022 por meio da organização de artistas e coletivos que buscavam por locais alternativos e estímulo de eventos independentes. Em 2023, a segunda edição será lançada dia 04 de fevereiro com as oficinas do projeto Periferia do Saber, no bairro Dr. Fábio, em Cuiabá. O intuito é alcançar as regiões mais periféricas e levar a arte e a capacitação onde não chegam.
De acordo com a responsável pela ação Periferia do Saber, Maria Jacira, o evento é uma ótima oportunidade para geração de renda, que incentiva as mulheres da periferia a serem ainda mais empoderadas. “Vamos ter oficinas de tranças, crochê em bico de pano de prato, doces e salgados, com inscrições feitas na hora. Além de palestras com o tema mulheres negras em movimentos, com Antonieta Luísa da Costa e Carol Damasceno”, explica ela.
Para a Coordenadora Geral do Festival, Silvana Cordova, a realização dessa segunda edição vem para fortalecer ainda mais os coletivos e artistas do Estado de Mato Grosso. “Quando realizamos o primeiro festival não imaginávamos seu alcance, só depois vimos os resultados e como foi transformador por onde passamos. Desta vez, vamos transformar ainda mais, descentralizando o acesso a arte para bairros periféricos e levando sempre a diversidade em todas as ações. A melhor forma de fazer esse lançamento é com a capacitação no Bairro Dr. Fábio”, afirma Silvana.
O Festival Vambora tem previsão de 6 meses de duração com eventos como: Flash Day Tattoo, Ballroom; Feira da Música; Campeonato de Breaking Dance; produção do curta-metragem de ficção trazendo a história de mulheres trans; edição e distribuição de livros; Mostra Solta de Teatro. Para encerrar, todas essas atividades se encontrarão no Palco Vambora, um grande show gratuito para toda a comunidade.
Com assessoria