Brigada Sesc Pantanal intensifica combate a incêndios em Barão de Melgaço e Poconé

Equipe atua com tecnologia, infraestrutura e parcerias estratégicas para proteger o Pantanal mato-grossense.

A Brigada Sesc Pantanal reforçou sua atuação em duas importantes frentes de combate a incêndios no Pantanal mato-grossense, diretamente em São Pedro de Joselândia, distrito de Barão de Melgaço, e às margens da Estrada Porto Cercado, em Poconé. As operações envolveram dezenas de brigadistas, guardas-parques e equipamentos de ponta como caminhão-pipa, kit-combat, pá-carregadeira, tratores, quadriciclos, bombas costais e sopradores. O kit-combat, novidade no ano, potencializa a resposta ágil em princípios de incêndio.

Na ocorrência em São Pedro de Joselândia, a Brigada Sesc Pantanal mobilizou-se durante três dias, contando com o apoio de 11 profissionais e frota terrestre. Em Poconé, próximo à rede elétrica, o combate foi realizado junto à Energisa, garantindo a rápida contenção do fogo com oito profissionais e maquinário especializado. As ações tiveram como foco não só o controle das chamas, mas também a preservação da biodiversidade e a segurança das comunidades locais.

Com cerca de 70 profissionais – incluindo 45 brigadistas –, o Sesc Pantanal possui infraestrutura robusta na região, apoiando não só sua Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), mas também os Parques Sesc Baía das Pedras e Serra Azul, além de áreas vizinhas. Esse aparato inclui aeronaves, câmeras de alta precisão, inteligência artificial e monitoramento via satélite (FIRMS/Nasa e BDQueimadas/INPE), que permitem o acionamento imediato das equipes diante de novos focos.

O Sesc Pantanal também integra o Comitê Estadual de Gestão do Fogo e a Sala de Situação Central, promovendo campanhas de prevenção com comunidades, povos indígenas e fazendeiros, reforçando que a luta contra incêndios começa pela conscientização.

Compartilhe esta notícia
Sugestões, Pedidos e Releases
Escanear o código