Por Dr. Vitor Spalatti*
Em 19 de setembro comemoramos o Dia do Ortopedista, o especialista que buscamos quando aquela dor nas costas incomoda mais que normal, ou um mal jeito no calcanhar dificulta a caminhada. A data escolhida coincide com a da fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), em 1935. Responsável por diagnosticar e tratar de lesões e disfunções do sistema locomotor, ou seja, nos músculos e ossos das mãos, braços, coluna, pernas, pés, quadril, e etc, o ortopedista tem o intuito de melhorar nossa qualidade de vida e nosso bem-estar, assim como todos os profissionais da saúde.
A SBOT tornou-se a maior instituição de Ortopedia e Traumatologia da América Latina e uma das maiores do mundo. O Exame para Obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) e o Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia transformaram-se em referências mundiais, pelo em número de participantes, alto padrão de organização e rigor científico.
Sendo responsável também pela recuperação a partir da fisioterapia do paciente com a lesão, é importante que se escolha muito bem o profissional que o irá acompanhar nesse momento, buscando por alguém que seja associado SBOT, garantindo credibilidade e segurança, pois, ao contrário de outras especialidades, ele abrange o atendimento de pacientes de todas as faixas etárias, desde de recém-nascidos até idosos.
O médico ortopedista é ainda um cirurgião habilitado para o tratamento de deformidades congênitas e traumas do parto em crianças; doenças do crescimento em adolescentes; lesões musculares, tendíneas, nervosas, ligamentares e ósseas em todas as faixas etárias; fraturas em idosos.
Em caso de dores, quedas ou lesões, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia orienta a busca por um médico ortopedista titular SBOT. A instituição é responsável por congregar especialistas em Ortopedia e Traumatologia, promovendo responsabilidade e condições para atualização permanente dos profissionais.
Hoje é o Dia do Ortopedista e a SBOT tem muito orgulho dos ortopedistas titulares, aprovados no TEOT, um dos exames de qualificação médica mais rígidos no país.
Diariamente esses médicos contribuem para a promoção da qualidade de vida de milhões de pessoas.
Hoje também a SBOT comemora seus 87 anos, sempre com a missão de prover condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.
Nossos parabéns a toda classe de ortopedistas em Mato Grosso!
*Dr. Vitor Spalatti é médico ortopedista e atual presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, regional Mato Grosso (SBOT-MT).