Operadora do McDonald’s na América Latina e Caribe divulga evolução dos dados em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Nos primeiros meses de 2022, a Arcos Dorados, franquia que opera o McDonald’s na América Latina e Caribe, teve 40% das oportunidades de promoção conquistadas por mulheres negras. Esse número, que representa a soma do total de promoções nos escritórios e nos restaurantes do Brasil, demonstra a consistência e evolução no desenvolvimento dessas profissionais na empresa, visto que em 2021 sua parcela foi de 37% do total de promoções. Os dados foram anunciados em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.
Além disso, quando olhamos apenas para 2021, as mulheres negras representaram 30% das pessoas promovidas a cargos de liderança no Brasil, considerando funcionárias da companhia e gerência dos restaurantes, o que representa 25% das posições totais de liderança no mesmo período. Estes dados refletem atitudes que são intrínsecas à rotina de recrutamento e seleção da companhia, com foco no talento e o compromisso de gerar oportunidade para todas as pessoas, além dos treinamentos e capacitações que as permitem desenvolver suas carreiras. A configuração dos processos de promoção interna também gera um impacto, já que são abertos à candidatura de todas as pessoas, acontece de maneira transparente e espelha o foco nas habilidades necessárias para cada função, de modo que todas as pessoas possam desenvolver-se e ocupar a posição que desejam.
Jozilma Lima dos Santos, 38, é um exemplo de jornada que começa com a conquista do primeiro emprego no McDonald’s, como atendente, e se desenvolve profissionalmente dentro da companhia a partir de treinamentos e capacitações. “Estar na posição de liderança que tenho hoje, sendo mulher negra, é muito gratificante. A gente passa a ser referência para outros funcionários”, conta. Representando as mulheres negras promovidas nos últimos 18 meses e líder de um time com mais de 300 funcionários, Jozilma recebeu a promoção ao cargo de Consultora de Operações, no fim de 2021. “A gente vê que a questão da equidade ainda é um fator agravante na sociedade. As oportunidades se tornam mais difíceis. Mas na empresa há o incentivo para crescer. Com cursos, treinamentos e benefícios. A empresa valoriza bastante isso”, comenta Jozilma.
Acreditar e apostar na promoção de um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e respeitoso e em uma sociedade com igualdade de oportunidades, é uma das premissas da companhia. Por isso, a Arcos Dorados possui uma série de ações que valorizam as diferenças e promovem a equidade, como é o caso do Comitê de Diversidade e Inclusão, chamado Somos, implementado em toda a América Latina em 2018 e cujo propósito é conscientizar os funcionários sobre o respeito às individualidades. No Brasil, a equidade racial é uma prioridade transversal em todos os eixos trabalhados pelo Comitê, que passa, ainda, pelos pilares de gênero, gerações, pessoas com deficiência e diversidade sexual.
“Atualmente contamos com cerca de 50 mil colaboradores e sabemos de nossa responsabilidade em promover um ambiente de trabalho seguro, diverso, respeitoso e inclusivo em todos nossos restaurantes e escritórios, além de oferecer a igualdade de oportunidades para todos. A Equidade Racial e de Gênero é uma de nossas prioridades, por isso temos uma atuação cada vez mais direcionada para o incentivo ao desenvolvimento de carreiras e a presença de mulheres em cargos de liderança” comenta Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão da Arcos Dorados no Brasil.
Entre as ações internas relacionadas ao eixo racial, está a realização de treinamentos aos funcionários e distribuição de uma cartilha abordando pontos como combate ao racismo, termos de linguagem inadequados, dicas de como agir de maneira mais consciente e inclusiva entre outros assuntos e dados. As ações de conduta e ética também contribuem para a formação de um ambiente seguro, respeitoso e inclusivo. Além disso, a companhia também é parceira do MOVER, Movimento Pela Equidade Racial, e busca contribuir com a promoção de oportunidades de liderança para pessoas negras em todo o mercado de trabalho.
“O Mover representa o esforço conjunto e colaborativo de 47 empresas para que o ambiente corporativo seja mais plural e inclusivo, valorize a presença e o talento de mulheres e homens negros em suas equipes e amplie cada vez mais seus espaços nas esferas de tomada de decisão. Um de nossos principais objetivos é ter mais 10 mil posições de lideranças ocupadas por profissionais negros nas empresas associadas até 2030. Outra meta é gerar 3 milhões de oportunidades fora das empresas para pessoas negras, na forma de empregos, bolsas de estudo e programas de mentoria. Assumimos o compromisso público de sermos agentes de mudança e contribuir para o combate ao racismo estrutural no país. Já conseguimos juntos avanços significativos, mas ainda tempos um longo caminho pela frente”, afirma o diretor-executivo do MOVER, Carlos Domingues.
Para saber mais sobre as iniciativas ESG da Arcos Dorados, acesse o site da Receita do Futuro.
Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/03/2022). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Sobre o MOVER
O Movimento pela Equidade Racial (MOVER) foi criado a partir de um Manifesto em que algumas das maiores empresas do país de vários segmentos econômicos assumiram o compromisso público de evoluir coletivamente em uma jornada antirracista, promovendo ações de diversidade, equidade e inclusão no ambiente corporativo e junto à sociedade. O MOVER e suas associadas pautam sua atuação, ações e investimentos em três pilares: Liderança, Conscientização, Emprego e Capacitação. O MOVER é formado atualmente por 47 empresas: Alcoa, Aliansce Sonae, Ambev, Americanas S.A., Arcos Dorados-McDonald’s, Atento, Bain & Company, BRF, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL Supply Chain, Diageo, Disney, EF, General Mills, Gerdau, GPA, Grupo Carrefour Brasil, Heineken, JBS, Kellogg, Klabin, Kraft Heinz, L’Oréal Brasil, Lojas Renner, Magalu, Manserv, Marfrig, MARS, Michelin, Mondelëz International, Moove, Nestlé, PepsiCo, Petz, RD – Raia Drogasil, Sodexo, Tenda Atacado, UnitedHealth Group Brasil, Vale, Via, XP Inc. e 3M. Mais informações em www.somos mover.org.
Com assessoria