Céu Colorido é a exposição de Butakka Filho, o Zé da Pipa
O pipeiro mais famoso de Cuiabá, senhor José Butakka, mais conhecido como Zé da Pipa abre nesta quinta-feira, 10, a exposição Céu Colorido, no Cine Teatro Cuiabá até o dia 18 de outubro, para celebrar o Dia das Crianças. Diversos modelos de pipas contam a história desse costume milenar que encanta gerações. Durante a exposição, os visitantes ainda podem adquirir os produtos e acessórios a preços simbólicos e conhecer alguns brinquedos artesanais em um convite à velha infância e ao lúdico.
Ícone da cuiabania, seu José confirma nessa mostra sua missão de manter viva uma das coisas mais fantástica dos tempos antigos. “Fiquei muito feliz com o convite do Flávio Ferreira, diretor do Cine Teatro. É muito importante esse espaço para manter viva a tradição das pipas”, afirma o pipeiro. Aos 71 anos, ele já participou de inúmeros campeonatos e mantém viva essa tradição milenar, na contramão de uma geração cada vez mais dependente de telas.
Funcionário público, seu Zé também fabricava gaiolas de passarinho para vender, mas optou pela liberdade das pipas. Sua primeira loja permanece firme há 11 anos no bairro CPA IV, resistindo ao tempo e ao vento. Com o apoio de sua esposa, ele faz questão de atender pessoalmente seus clientes todos os dias, inclusive nos feriados. Recentemente, ele foi acometido pela síndrome de Guillain-Barré, o que lhe tirou a agilidade nas pernas, mas não o impediu de continuar seu ofício.
A exposição marca os mais de 40 anos de dedicação do artesão, somente à fabricação das pipas. “Zé é proprietário da primeira loja da capital, que completa mais de 10 anos desde sua inauguração, e que já contou com três diferentes unidades. Essa exposição é um presente tanto para as crianças que nunca tiveram contato com uma pipa antes, quanto para os pais, avós e tios, que brincaram muito pelas ruas da nossa capital”, discorre Flávio Ferreira, diretor artístico do Cine Teatro Cuiabá.
Sobre Zé da Pipa
Nascido em Cuiabá, em 1953, José Butakka Filho, o Zé da Pipa, cresceu no bairro Baú. Desde os 12 anos de idade, ele fabrica pipas, mas só começou a vendê-las há cerca de 20 anos. É casado com Vera Lúcia de Freitas, com quem tem quatro filhos, sete netos e um bisneto. Em 2013, abriu sua primeira loja de pipas, surpreendendo aqueles que não acreditavam que essa pudesse ser uma fonte de renda.
Serviço
Céu Colorido – Exposição Zé da Pipa
Quando: 10 a 23 de outubro
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Horário: Das 14 às 21 horas
Valor: Gratuito
Informações: https://www.instagram.com/zedapipaoficial/