Robson Fraga
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Assembleia Legislativa de Mato Mato Grosso (AMLT), aprovou parecer favorável ao requerimento, apresentado pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), que cria a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Cuiabana.
“A presente proposição tem o objetivo levantar, estudar, atender e desenvolver políticas públicas que favoreçam os municípios da baixada cuiabana, principalmente nos eixos sobre Conservação da Bacia do Rio Cuiabá e Pantanal; Implantação da UNEMAT em Várzea Grande; Expansão da UNEMAT em Cuiabá; Chegada da ferrovia em Cuiabá; Ampliação da industrialização, visando fortalecer a região”, justifica Wilson Santos no requerimento.
O relator do requerimento que será lido em Plenário e seguirá a tramitação na Assembleia Legislativa foi o deputado estadual Thiago Silva (MDB). Além dele e de Wilson Santos, vão compor o grupo os deputados Beto Dois a Um (PSB), Carlos Avallone (PSDB), Diego Guimarães (Republicanos), Eduardo Botelho (União), Elizeu Nascimento (PL), Fabinho (PSB), Faissal (PV), Janaina Riva (MDB), Juca do Guaraná (MDB), Júlio Campos (União), Lúdio Cabral (PT) e Paulo Araújo (PP).
O presidente da CCJR, deputado Júlio Campos (União Brasil), ressaltou que nesta legislatura a Baixada Cuiabana conseguiu eleger a maioria dos representantes no Parlamento. E que a criação da Frente fará que a região “seja mais bem vista e tenha mais apoio do Governo do Estado.
“Grandes projetos do governo estão contemplando o interior e tem ficado poucas ações para os municípios do entorno de Cuiabá. E aqui tem seríssimos problemas de infraestrutura nas áreas de educação, saúde, justamente porque a capital absorve a demanda que vem do interior”, justificou Campos.
Frente parlamentar – é a associação de deputados, de caráter suprapartidário, destinada a promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas referentes a um tema específico.