A 1ª edição do festival atraiu um público de mais de 3.600 pessoas
Uma vasta programação está sendo montada para a 2ª edição do Festival Luiz Carlos Ribeiro, que tem o objetivo de valorizar a cultura, as artes cênicas e começa nesta quinta-feira (15) e segue até domingo (18), no Cine Teatro Cuiabá, em uma troca de aprendizado entre as pessoas que fazem teatro, tanto em Mato Grosso quanto em alguns outros estados. A entrada é gratuita, com a sugestão de doação 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades sociais. Os espetáculos têm início no fim da tarde e seguem até a noite.
Para o idealizador e membro da comissão organizadora do festival, Flávio Ferreira, o evento é uma oportunidade para mostrar o que está sendo feito com o teatro brasileiro no nosso estado. “Homenagear uma das pessoas mais importantes do teatro brasileiro em Mato Grosso, que é o Luiz Carlos Ribeiro, uma lenda para nós é perpetuar o trabalho dele, que foi professor da MT Escola de Teatro, militante da classe artística, produtor, diretor de teatro, dramaturgo, que durante a sua vida lutou contra a ditadura militar, foi preso e torturado e foi referência humanística para nós e com quem eu tive o prazer de escrever algumas obras e montar alguns trabalhos”, destaca.
O evento é realizado por meio da parceria entre a Associação Cultural Cena Onze, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Beto Dois a Um.
“Também buscamos contribuir para o fortalecimento da criação e produção artística, com vistas à formação de plateias e a integração entre os grupos teatrais”, salienta Flávia Taques, idealizadora e membro da comissão organizadora do festival.
Na programação estão dezenas de atrações, como Circo Escola Leite de Pedras, com Cortejo Cênico; Bia Trindade, em pocket show com músicas autorais, MPB e samba; Teatro Perebas, com Aí Cê Quebrou Minhas Pernas; Grupo Experimental Ejè de Teatro, com Sujas; Grupo de Teatro Rowetsi, com O Tempo da Colonização; MT Escola De Teatro (Cáceres), com Oi, Tudo Bem?; Grupo Siriri Elétrico, com Cururu; Cena do Drama, com Fantasmas em Vila Maria; Andre D’Lucca, com Sanfoka; Escola AMA, com Goddess e muitos outros.
Dezenas de artistas de todo o Brasil chegam na quinta-feira para participar do evento que vem se destacando como um dos festivais mais importantes do país. Também fazem parte da programação a exposição de livros do escritor Clóvis Matos e na abertura do evento, Lucia Palma faz a leitura dramatizada de fragmento do texto “Fica Pedro”, de Flavio Ferreira e Luiz Carlos Ribeiro. As várias atrações foram pensadas para que o festival se transforme em um imenso encontro de artes, com grupos de vários locais.
Além das apresentações teatrais, o evento contará com uma exposição em homenagem ao escritor e a exibição do minidocumentário “Luiz, um Pantaneiro Ladino”, produzido por Marcondes Araújo e Marcos Alessandro.
Na 1ª edição, o festival atraiu um público de mais de 3.600 pessoas e contou com 32 apresentações ao longo de três dias. No total, 59 projetos foram inscritos na fase de seleção, incluindo 21 de outros estados e 13 de estudantes de arte.
Serviço
2º Festival de Teatro Luiz Carlos Ribeiro
Período:
Dia 15 – 16h30 às 22h
Dia 16 – 18h30 às 22h
Dia 17 – 10h às 22h
Dia 18 – 15h às 22h
A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do CTC
Local: Cine Teatro Cuiabá
Entrada gratuita, com sugestão de doação de 2 quilos de alimento não perecível
Mais informações: (65) 2129-3848