Quanto mais cedo, melhor: diagnóstico precoce é essencial para aumentar chances de cura contra o câncer

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O incentivo ao diagnóstico precoce é uma das principais iniciativas do Instituto Ronald McDonald, que comemora neste mês 23 anos de atuação na oncologia infantojuvenil e parceria com o McDia Feliz

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença ainda é a principal causa de morte entre crianças e jovens de 1 a 19 anos no Brasil, com o diagnóstico de um novo caso a cada hora. Nesse contexto, especialistas alertam que identificar a doença em seus primeiros estágios faz muita diferença para aumentar as chances de cura. O Instituto Ronald McDonald, uma das principais ONGs da área que atua a partir do engajamento da sociedade e de iniciativas como o McDia Feliz, conta com programas e projetos que incentivam o diagnóstico precoce entre suas principais atividades. Comemorando 23 anos de história neste mês, o IRM apresenta dicas da especialista Teresa Fonseca, oncologista pediátrica e membro da comissão científica do Instituto Ronald Mcdonald, sobre a identificação de sintomas que podem indicar a melhor hora de procurar um médico.

De acordo com Teresa, a dificuldade de reconhecer os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil se dá porque os sinais são parecidos com os de outras doenças da infância. “O mais frequente na criança é a leucemia, seguido por cânceres de cabeça e sistema nervoso central, e, em terceiro lugar, os tumores das ínguas, denominados de linfomas”, lista a oncologista pediátrica.

A médica alerta que é preciso conhecer os sintomas, mas ter cautela, pois os sinais descritos não significam que a criança ou o adolescente tem câncer, mas que precisa ser consultado por um oncologista pediatra para análise e monitoramento. Conheça os principais sinais:

  • Palidez inexplicada;
  • Perda de peso;
  • Febre prolongada sem causa aparente;
  • Hematomas ou sangramento;
  • Dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços;
  • Caroços ou inchaços – especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção
  • Vômitos acompanhados da alteração de visão e equilíbrio;
  • Tosse persistente ou falta de ar;
  • Sudorese noturna
  • Reflexo branco no olho quando incide uma luz;
  • Olho aumentado de tamanho com mancha roxa;
  • Inchaço abdominal
  • Dores de cabeça incomum, persistente ou grave
  • Fadiga, letargia, ou mudanças no comportamento, como isolamento

23 anos de impacto na oncologia pediátrica

Desde sua fundação, em abril de 1999, o Instituto Ronald McDonald já apoiou 1.676 projetos de 108 instituições em mais de 21 estados contemplados, além do Distrito Federal. Através do trabalho e conscientização, as oportunidades de cura da doença no Brasil estão aumentando. “Quando começamos, as chances de cura eram em torno de 35%. Atualmente, segundo dados do Inca, as chances de cura do câncer em crianças e jovens são de 64%. É extremamente gratificante olhar para trás e observar tantas conquistas realizadas através do nosso trabalho e solidariedade de nossos parceiros. Afinal, nada disso teria sido possível sem a parceria e auxílio de voluntários, parceiros e amigos da causa, que através da dedicação incansável, se doaram para mudar a realidade e futuro de milhares de famílias. Mas ainda temos muito caminho a trilhar”, afirma Francisco Neves, Superintendente do Instituto Ronald McDonald.

O Instituto Ronald McDonald, eleito pelo quinto ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil (Instituto Doar), atua com o apoio da sociedade em diferentes formas de engajamento, sendo o McDia Feliz um dos mais conhecidos. A campanha, comandada pela Arcos Dorados, operadora do McDonald’s na América Latina e Caribe, acontece há 33 anos e apoia o IRM desde o começo, tendo destinado mais de R$ 350 milhões a projetos de oncologia infantojuvenil. Segundo Paulo Camargo, Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados e Presidente do Conselho Gestor do Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é motivo de orgulho, pessoal e profissionalmente.

“Participo ativamente da campanha há anos. Hoje a iniciativa faz parte da agenda ESG da Arcos Dorados, pois confiamos em seu poder para impactar positivamente a sociedade por meio da escala que nossa marca tem. É satisfatório acompanhar a história do IRM  e as transformações que provocou na oncologia pediátrica no nosso país. Fico ainda mais feliz de constatar que, com muita dedicação, conseguimos ser uma parte dessa trilha. Depois de 33 anos o McDia Feliz continua forte e seguimos trabalhando para sucessos cada vez maiores, como em 2021, quando arrecadamos 13% a mais que no ano anterior”, comenta Paulo Camargo.

“Todos nós temos o potencial de gerar mudanças e impactar de forma duradoura a vida de milhares de crianças e jovens e suas famílias. E o McDia Feliz é isso. Em 2021, tivemos uma campanha regada a amor e solidariedade, que gerou muitas oportunidades para diversas crianças em tratamento oncológico. Por isso, convido a todos a participarem novamente dessa grande festa pela vida, que acontece, em 2022, no dia 27 de agosto. Cada ajuda é essencial e muito importante para atingirmos nossos objetivos e contribuir para elevar ainda mais as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer no Brasil”, destaca Bianca Provedel, Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald.

Sobre o McDia Feliz

O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald’s e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer. Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação, contribuindo para as ações do Instituto Ayrton Senna. Desde sua primeira edição, mais de R$350 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.

Sobre o Instituto Ronald McDonald

Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) há 23 anos atua para promover saúde e bem-estar para crianças, jovens e suas famílias e contribuir para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacita profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce, incentiva a adesão a protocolos clínicos e promove disseminação de conhecimento sobre a causa.

A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas no site do Instituto Ronald McDonald.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site.

Com assessoria