Cuidar da nossa casa: diariamente, limpamos, organizamos, pensamos em deixar o ambiente onde moramos da melhor forma possível para que possamos ter conforto e higiene. Mas a moradia com telhado e paredes não é o único lugar em que habitamos. O planeta Terra também é nosso lar.
É uma responsabilidade não só de cada um de nós como indivíduo, mas também da sociedade como um todo, e até mesmo das empresas! Pensando assim, um projeto incrível foi implantado no Shopping Estação Cuiabá: o Ecoestação. A iniciativa surgiu a partir de um dos pilares da brMalls, que defende a inclusão de boas práticas de eficiência econômica, ambiental, justiça social e governança corporativa. “Enquanto empresa, precisamos pensar como vamos impactar as próximas gerações”, destaca a Gerente de Marketing, Laíza Carvalho.
O Ecoestação é completo, envolvendo ações sustentáveis de baixa, média e alta complexidade que alcançam o público interno e externo, ou seja, funcionários, visitantes e clientes. Algumas das várias ações implantadas são a coleta seletiva em todo o mall; ecoponto externo com coleta para óleo vegetal, anel de latas, latas de aerossol, alumínio, vidro, plástico, tetrapak, papel e papelão; controle e homologação de fornecedores de resíduos infectantes; ponto de coleta de reciclagem de óleo de cozinha; reciclagem e ponto de coleta interno de lâmpadas e lixo eletrônico; reciclagem de bitucas de cigarro e muito mais.
A triagem dos materiais recolhidos é feita por uma empresa profissional que coloca os resíduos nos recipientes de acordo com a nomenclatura e realiza a compactação. “Fornecemos todo o espaço e estrutura”, conta Laíza.
Outras ações implementadas são a horta orgânica, o viveiro e a fábrica de sabão e detergente líquido onde utiliza-se o óleo descartado pelos próprios lojistas. “A horta fica em uma das áreas técnicas do Shopping e lá cultivamos pimenta amarela, pimenta biquinho, alecrim, cebolinha, hortelã e manjericão, uma delícia”, garante a Gerente de Marketing. “No viveiro tratamos das plantas nativas que estão espalhadas pelo mall, como as jabuticabeiras. Quando é detectado alguma sensibilidade na planta, ela é recolhida e levada para os cuidados neste ambiente especializado”, explica.
Destaques sustentáveis se incorporam ainda na arquitetura do Shopping, que foi pensada desde o início com seus vidros insulados, claraboias, sensores automáticos de iluminação, iluminação em LED, captação de água da chuva, automação predial e central de reciclagem.
E o apoio aos projetos sociais do Estado também entram nos objetivos. O Estação apoia o Projeto Tampatinhas que coleta tampinhas de recipientes diversos e anéis de latinhas, revertendo os valores aos animais de rua resgatados, assim como o Projeto Lunaar que recebe frascos de desodorantes com o mesmo foco. “No Piso L3 temos recipientes para essas coletas”, observa Laíza. Sem esquecer ainda que em todo segundo sábado do mês acontece o Estação Pet, feira de adoção de pets realizada pelo Shopping em parceria com diversas ONGs.
A programação para exposições artísticas de materiais reaproveitados também é realizada com o intuito de mostrar aos clientes a importância de um bom redirecionamento de resíduos. “Fazemos tudo isso porque acreditamos em um mundo melhor. E essas ações não podem ficar apenas aqui dentro. Por isso estamos sempre abertos ao agendamento de visitas de escolas e faculdades para conhecer o projeto, assim como temos disponibilidade para auxiliar com palestras sobre o assunto em instituições externas”, revela Laíza.
Todos os funcionários e equipes do Shopping Estação Cuiabá passam constantemente por um processo de conscientização ambiental para auxiliar ainda mais na propagação de boas práticas na sociedade. “Ao implantarmos definitivamente o Ecoestação realizamos a apresentação para todos no cinema do Shopping. E para os diretamente envolvidos com o projeto é realizado treinamento mensal”, explica a Gerente de Marketing.
Sobre a brMalls
A brMalls é referência no setor de varejo no Brasil, com participação em 31 shoppings centers relevantes nas cinco regiões do país. Orientada pela inovação e com o propósito de transformar seus espaços em destino de felicidade e oportunidade, a companhia busca promover – com um mix diversificado – a melhor experiência ao consumidor e gerar resultados sólidos e de longo prazo para lojistas e investidores.