As famílias mato-grossenses, com rendimento de até R$ 4,4 mil – classificadas como classes D e E (com ganhos entre R$1,3 mil a R$ 5,2 mil) – elegeram as lojas de rua (59%) como os melhores locais para realizarem compras. A preferência foi identificada por meio de pesquisa de “Hábitos de Consumo em Mato Grosso”, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), que traça o perfil de consumo para o mês de julho. O levantamento também identificou um consumo mais cauteloso, com escolha pelo pagamento à vista (53%) e maior gasto com alimentos e bebidas (88%).
Com o objetivo de obter informações sobre os hábitos de consumo dos mato-grossenses e servir de apoio na gestão dos pequenos negócios do estado, para que os empreendedores tenham mensurações de preferências de compras e se preparem para o período.
O Sebrae/MT realiza pesquisa mensal com levantamento do perfil de consumo da população e divulgou os dados referentes a este mês considerado propício para vendas por conta do período de férias escolares. A divulgação de dados traz previsibilidade para os pequenos empreendedores.
“São informações importantes para os donos de pequenos negócios de Mato Grosso, pois a partir desses dados conhecemos o perfil dos consumidores. Isso permite que os empreendedores prevejam as preferências e se preparem para atender o público alvo. Um exemplo, é identificar o que pesa mais na hora das compras [marca, promoção, qualidade]; a forma de pagamento mais escolhida; e os segmentos mais procurados de cada período”, explica Jaqueline Trentino, gestora de pesquisas temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT.
Perfil Julho
A maioria dos entrevistados opta por comprar em lojas de rua (59%), outros 28% em lojas próximas à residência e apenas 13% em shoppings.
“Esse comportamento pode ser justificado pela renda, pois a maioria das pessoas que preferem ir ao centro ou nas lojas de rua são da classe D/E, justamente pelos preços serem mais em conta do que nas lojas do shopping. Já os que preferem lojas próximas de onde moram, em sua maioria, são pessoas com mais idade, acima de 50 anos, possivelmente pela facilidade de locomoção”, avalia Jaqueline.
No recorte de consumo por gênero, o levantamento mostra que são as mulheres (21%) que compram mais por impulso, contra 12% dos homens. As chances de realizar uma compra por impulso aumentam quando há algum evento se aproximando, isso ocorre em 65% das mulheres e 50% dos homens.
A pesquisa também mostrou que os homens estão mais propensos a comprar por impulso quando estão com baixa estima (39%), enquanto na mesma condição apenas 13% das mulheres vão às compras.
Sobre os produtos comprados com mais frequência, no topo da lista estão os alimentos e bebidas (88%), seguido pelo combustível (23%), vestuários (20%), medicamentos (14%), produtos de limpeza (9%), calçados (4%) e eletrônicos (3%).
Promoção pesa na escolha
Os produtos em oferta têm mais chances de irem para a casa dos consumidores. De acordo com a pesquisa sobre os Hábitos de Consumo do Sebrae/MT, na hora de decidir por um produto da gôndola, o fator promoção pesa mais, com média de 53% das escolhas. Já os fatores qualidade e marca foram apontados por 38,5% e 11% dos entrevistados, respectivamente.
O comportamento é justificado pelo perfil dos entrevistados. “Assim como a preferência pelas lojas de ruas, a maioria das pessoas que preferem a promoção como um fator para a escolha do produto são da classe C/D e E”, ressalta a gestora.
Pelo mesmo motivo, o pagamento à vista predomina entre os entrevistados, no qual a opção foi a preferida por 53% dos consumidores. “Conseguir um desconto pesa na decisão. Quando recebem à vista muitas lojas dão algum desconto. Além disso, quando fazemos a ligação com os produtos comprados com mais frequência [alimentos e bebidas], as pessoas, geralmente, não parcelam esse tipo de compra”, analisa.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Hábitos de Consumo em Mato Grosso – referente a julho de 2023, segue a modalidade quantitativa e foi realizada via telefone, entre os dias 13 e 23 de junho. A amostra conta 95% de nível de confiança e 3% de erro. Os participantes são pessoas maiores de 18 anos residentes em Mato Grosso.