A adoção consciente tem uma importância enorme, tanto do ponto de vista social quanto do bem-estar animal, dando uma segunda chance para animais vítimas de abandono, maus-tratos ou que se encontravam em situação de rua. E para aproximar esses pets da comunidade, a Organização de Proteção Animal de Mato Grosso (OPA-MT) vai participar do Estação Pet, o evento de adoção animal do Shopping Estação Cuiabá, neste sábado (13), a partir das 12h, no Piso L1 (em frente à Tok&Stok).
Essa é a oportunidade para conhecer as dezenas de cães de gatos adultos e filhotes que estão disponíveis para serem levados para casa e encontrar aquele que vai encher a vida de carinho e companheirismo.
“Adotar um animal é um ato de amor, mas também de responsabilidade. Por isso, na OPA-MT nós incentivamos a adoção consciente, garantindo que cada cão ou gato resgatado encontre um lar preparado para recebê-lo com carinho, cuidado e compromisso”, destaca Michelle Scopel, uma das fundadoras da organização.
Ela alerta que o trabalho da ONG não termina quando o animal sai do abrigo. Após a adoção, a equipe faz um acompanhamento contínuo, oferecendo suporte, orientações e monitorando a adaptação do pet à nova família. Esse cuidado pós-adoção garante mais segurança para os tutores e para o animal, fortalecendo o vínculo entre ambos.
Segundo a ativista social, ao adotar de forma consciente e responsável, podemos salvar uma vida e ajudar a transformar a realidade de muitos animais abandonados, construindo histórias de amor que duram para sempre.
Para o gerente de marketing do Shopping Estação Cuiabá, Deucimar Serra, o evento tem como objetivo conscientizar a sociedade de que adotar é um ato de amor. “O Estação Pet é uma forma de o Shopping Estação contribuir com uma das principais causas sociais, pois, juntos, fazemos uma diferença enorme na vida desses animais e de quem adota também”, salienta.
Michelle acrescenta que, por ser um local de grande movimentação de pessoas, eventos como este do shopping geram bastante engajamento. “A média de adoção depende muito do dia, do mês, mas já tivemos feiras em que foram adotados 29 animais entre cães e gatos”, revela.
Para levar o novo amigo para casa é necessário estar com os documentos pessoais, possuir uma guia e residir em local com segurança para ele. Já no caso da adoção dos gatos, é solicitado que, para a segurança do animal, o novo tutor tenha a caixinha de transporte.
Com Assessoria