MT Escola de Teatro está com inscrições abertas para cursos gratuitos de Extensão

Social

Seguem abertas as inscrições para os cursos gratuitos de extensão oferecidos pela MT Escola de Teatro, a partir de novembro deste ano, de forma presencial e online, nas cidades de Cuiabá, Cáceres, Colíder e no Pantanal. A MT Escola, juntamente com a Unemat e a Artemat apresentam ainda a 3ª Exposição Coletiva de Artes Plásticas Inquisição Pantaneira, de forma virtual.

Os alunos terão a oportunidade de fazer a Iniciação ao Teatro de Bonecos – Concepção e Construção de Histórias, a confeccionar, manipular e adaptá-las para o teatro de bonecos de luva (fantoches), sobre o universo circense tradicional.

Os apaixonados pela arte de fotografar podem se inscrever para o curso Conexão da Fotografia, que, através do cenário e observação, visa iniciar os participantes na atmosfera da fotografia.

Os moradores de Colíder (MT) terão a oportunidade de participar do Curso Básico de Atuação – A Preparação do Ator, com exercícios de expressão corporal, improvisação, introdução do que é teatro e a arte de representar.

Também em Colíder será oferecido o Curso de Extensão Como Elaborar, Executar e Prestar Contas de Projetos Culturais. Excelente oportunidade para artistas, produtores e comunidade em geral, que atuam na indústria criativa.

Com carga horária total de 30 horas, os cursos de extensão cultural oferecem qualificação profissional em circo, teatro de bonecos e produção cultural. Mais informações sobre objetivos de cada curso, professores, prazos de inscrição e matrícula, podem ser conferidas nos links de inscrição disponibilizados abaixo.

Outros detalhes podem ser obtidos entrando em contato com a MT Escola por meio do número: (65) 99339-8441.

A 3ª Exposição Coletiva de Artes Plásticas terá como tema as consequências dos incêndios no Pantanal de Mato Grosso. O evento reunirá artistas plásticos de localidades distintas do Estado, com obras que poderão despertar, no observador, questionamentos e/ou provocação (e incômodo), diante da situação vigente na região nos últimos anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de novembro pelo link: https://eva.faespe.org.br/3expapartemat/

A instituição

A MT Escola de Teatro é polo de formação criado e mantido por meio de parceria entre Secel, Cine Teatro Cuiabá, Companhia Cena Onze, Associação dos Artistas Amigos da Praça e Unemat. A Escola oferece o primeiro curso superior tecnológico em Teatro de Mato Grosso, com modelo artístico-pedagógico que valoriza a multiplicidade das interfaces entre os campos do fazer e do refletir cênico. O mesmo sistema foi desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) desde 2009 e adotado na SP Escola de Teatro, em São Paulo.

Cursos com inscrições abertas

Iniciação ao Teatro de Bonecos – Concepção e Construção de Histórias

Orientação: Júlio Carcará

Período: de 16/11 a 30/11, das 19h às 22h. Presencial, em Cuiabá

Inscrição: https://eva.faespe.org.br/teatrodebonecos/

Confecção, Manipulação e Adaptação de Histórias para Teatro de Bonecos de Luva (fantoche)

Orientação: Carlão dos Bonecos

Período: de 16 a 23/11, das 18h às 22h. Presencial, em Cuiabá.

Inscrição: https://eva.faespe.org.br/tfantoche/

O Universo Circense Tradicional

Orientação: Umberto Lima

Período: de 15 a 29/11, das 14h às 16h. Presencial, em Cuiabá.

Inscrição: https://eva.faespe.org.br/uct/

Conexão da Fotografia

Orientação: Anna Menezes

Período: de 13 a 15/11, das 08h às 18h. Presencial, em Cuiabá.

Inscrição: https://eva.faespe.org.br/conexfoto/

Curso Básico de Atuação – A preparação do ator

Orientação: Ronaldo José da Silva

Período: de 16 a 28/11, das 08h às 22h. Presencial, em Colíder.

Inscrição: https://eva.faespe.org.br/prepator/

Como Elaborar, executar e prestar contas de projetos culturais

Orientação: Silvana Córdova

Período: de 26 a 28/11, das 08h às 22h. Presencial, em Colíder.

Inscrição: https://eva.faespe.org.br/prepator/