Evento pretende reunir 220 empreendedores de favelas de todo o Brasil
O Movimento Vambora foi um dos projetos mato-grossenses selecionados para representar o estado entre empreendedores e startups de comunidades periféricas de todo país na maior feira de negócios de favelas do mundo, a Expo Favela Innovation Brasil, edição nacional, que acontece nos dias 1, 2 e 3 de dezembro no Expo Center Norte, em São Paulo.
O movimento atua em diferentes expressões artísticas, com foco na aceleração de projetos, espaços e artistas de comunidades periféricas e vai falar do seu trabalho, que exerce de forma coletiva e também apresentar seus “produtos”, que é o Festival Vambora, o Festival Hip Hop e o Projeto de Aceleração, feito com artistas, lideranças, juventude e comunidades periféricas.
De acordo com a presidente do projeto, Silvana Cordova, o Movimento Vambora realiza ações junto às comunidades periféricas, como: festivais, capacitações, gestão cultural, entre outros. E estar presente na Expo Favela para encontros com empresários, bancos, imprensa, fundações patrocinadoras é ocupar espaços, estar presente e ser vistos.
“Nosso trabalho nasceu na periferia e fazemos projetos na parte da cultura, da tecnologia, do esporte e da educação. É importante para nós, ganhar visibilidade, reconhecimento e mostrar para as pessoas que aqui no estado existe um coletivo de pessoas que vêm de periferia, das artes, do artesanato, da cultura popular, da cultura Hip Hop, da dança, do teatro e um movimento que trabalha de forma coletiva”, destaca Silvana.
Para ela, representar o estado no evento nacional é mais uma oportunidade para mostrar a nossa cultura. “Então, estar em contato com o Brasil inteiro e poder levar Mato Grosso está sendo um sonho e a confirmação de que estamos no caminho certo! Estamos construindo e ocupando novos espaços, pois MT existe e está no cenário”, finaliza.