No próximo sábado (09), haverá um evento especial na literatura de Mato Grosso. Marina Taborelli, uma autora conhecida no meio literário local, estará lançando seu primeiro livro intitulado “Luz e Breu”. Essa obra é uma coleção de poesias com temas diversos, que Marina começou a escrever ainda na adolescência.
Esse lançamento é a realização de um sonho para a jovem autora cuiabana, nascida em 1999. O livro será publicado pela Carlini e Caniato, uma das principais editoras de Cuiabá. O evento acontecerá na Biblioteca do Sesc Arsenal, a partir das 16h. Além de ter a oportunidade de conhecer os versos da autora, quem prestigiar Marina e seu primeiro livro também poderá desfrutar de um tradicional “chácobolo” de Cuiabá.
Marina escreve com habilidade tanto em verso quanto em prosa. Seus escritos já foram publicados em revistas como Pixé, Nódoa no Brim, Ruído Manifesto e em todos os volumes dos Cadernos Marginais de Filosofia, Literatura e Direitos Humanos.
“Luz e Breu” é uma compilação de poemas escritos pela autora entre 2013 e 2023. Marina comenta: “O livro teve início quando eu era uma adolescente intimidada pelos colegas, dos quais eu buscava me esconder na biblioteca. A obra foi tomando forma ao longo do tempo, ganhando alguns poemas e perdendo outros, até chegar ao presente ano. Esse livro é uma validação dos sentimentos que eu expressei poeticamente durante aproximadamente dez anos, utilizando os recursos que estavam ao meu alcance”. Vale ressaltar que Marina é bacharelanda em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso.
A jovem poeta será recebida com entusiasmo pelos veteranos da literatura de Mato Grosso. Ela está muito feliz e, como é comum nessas ocasiões, antecipa que fará sua estreia nas letras com a presença e o prestígio de representantes da chamada “Geração Coxipó”, que hoje são imortais da Academia Mato-grossense de Letras.
Em seus poemas, a escritora chama a atenção para o essencial e para o que passa despercebido: ela celebra as coisas simples e as mulheres guerreiras, reza para um Deus esquecido e pede orientação, reprova as injustiças e denuncia os dissimulados. Tudo isso é apresentado em um contexto regional, incorporando expressões do linguajar cuiabano e outros elementos típicos da cultura mato-grossense, como festas, santos, o bioma, os animais, as frutas e os instrumentos musicais. E, é claro, não podemos esquecer do calor obstinado que inaugura e encerra a coletânea de poemas, como descreve o professor Dr. Felipe Rodolfo de Carvalho, autor do prefácio do livro.
O posfácio é escrito pelo escritor e jornalista Lorenzo Falcão, que é amigo da poeta e também estará presente no lançamento. Lorenzo comenta: “Conheci Marina quando ela ainda era estudante do ensino médio e seu colégio realizou um evento literário. Depois perdemos contato, mas nos reencontramos há cerca de dois anos e, desde então, trocamos mensagens pelo WhatsApp quase diariamente. Ela é uma pessoa inspiradora e escreve muito bem”. (*com assessoria)