O Mixto Esporte Clube será homenageado em uma exposição na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça em comemoração aos 304 anos de Cuiabá.
A mostra será aberta nesta quinta-feira (30) às 8h30 e ficará aberta para visitação até o dia 14 de abril, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
A exposição contará parte da história do clube por meio de troféus, camisas, revistas e fotos. Fundado em 1934, o Mixto é considerado um dos clubes mais populares de Mato Grosso, com 24 conquistas do Campeonato Mato-Grossense e participação nos Campeonatos Brasileiros de 1976 a 1986. O clube tem como maior rival o Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense, com quem faz o “Clássico dos Milhões”.
A criação do clube ocorreu em um casarão colonial situado à Rua Sete de Setembro, no Centro de Cuiabá, e contou com a participação de Maria Malhado, Gastão de Matos, Naly Hugueney de Siqueira, Avelino Hugueney de Siqueira (Maninho) e Zulmira Canavarros. O nome “Mixto” foi escolhido em função da ideologia do clube, de agregar homens e mulheres, além do ecletismo no lazer e no esporte. Para suas cores foram escolhidos o branco e o preto, considerados pelos fundadores como opostas e essenciais.