Espetáculo baseado nas obras de Silva Freire celebra os 303 anos de Cuiabá

Cultura Destaque

Danças regionais e do rasqueado cuiabano também serão apresentados

Para resgatar a cultura cuiabana, com a utilização de textos do inesquecível poeta mato-grossense Silva Freire, a Cia Cena Onze de teatro, juntamente com os cantores Pescuma, Henrique e Claudinho, o premiado grupo de dança Flor Ribeirinha e o historiador João Carlos Ferreira, celebram o aniversário da capital mato-grossense com o espetáculo Memórias: Cuiabá 303 anos, no próximo dia 07 de abril, às 19h, no Cine Teatro Cuiabá.  

De acordo com o diretor artístico do Cena Onze, Flávio Ferreira, a obra de Freire foi as escolhida para a homenagem porque ela representa a cuiabania. “Tudo que ele escreveu sobre a nossa querida cidade é fantástico. O espetáculo foi construído a partir desse enredo, do texto do Freire, somado às músicas do nosso regional, o Siriri e o Cururu”, destaca ele.

“Na parte musical eu vou entrar com violão e voz, o Claudinho com viola caipira e voz, o Henrique e o João Carlos Oliveira com as vozes, o músico Marcelo na percussão e músico Ligeirinho no acordeom. E vamos trabalhar um repertório baseado em chamamés, polcas e guarânias, mostrando a fusão do siriri com a polca e muito rasqueado cuiabano, fazendo um repertório variado, viajando pelos clássicos que Cuiabá sempre ouviu e pela música da fronteira, que chegou através dos rios, das chalanas que faziam o caminho das águas Cuiabá – Corumbá”, explica o cantor e compositor, Pescuma.

Ele complementa dizendo que nessa viagem musical, com clássicos de todos os estilos, a Cia Cena Onze de Teatro fará as performances com os poemas e textos de Silva Freire e o grupo Flor Ribeirinha apresenta a dança para mostrar a junção da polca com o siriri, resultando no rasqueado.

Benedito Sant’Anna da Silva Freire, nasceu no dia 20 de setembro de 1928 e faleceu no dia 11 de agosto de 1991, aos 62 anos, em Cuiabá. Foi advogado, jornalista cultural, poeta de vanguarda e professor titular do Departamento de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), colaborando para a formação cultural brasileira e para história política, educacional e literária mato-grossense.

Os ingressos podem ser adquiridos a partir da doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis, na própria bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, a partir das 14h do dia 05 de abril. As doações serão entregues à instituições de caridades em Cuiabá.

Os organizadores do evento lembram que o uso da máscara de proteção é facultativo, e acrescentam que sua utilização foi liberada a partir do Decreto Nº 9.013/22, da Prefeitura de Cuiabá, publicado na edição de 23 de março da Gazeta Municipal.

Sobre a Cia Cena Onze de Teatro

Nascida diante das necessidades de ações culturais voltadas para as comunidades carentes em Mato Grosso, a Cia Cena Onze de Teatro promove cursos de formação teatral, dança, circo, artesanato, pintura, palestras com foco na prevenção ao uso de álcool e outras drogas, uso sustentável dos recursos naturais, reciclagem, ecologia e educação para o trânsito.

Serviço

O que: Espetáculo Memória: Cuiabá 303

Quando: 07 de abril

Onde: Cine Teatro Cuiabá

Valor: 2 quilos de alimentos não perecíveis

Mais informações: 65 9227-6215

Com assessoria