O melhor restaurante a quilo do Brasil. É esse título de peso que centenas de restaurantes a quilo vão disputar entre os dias 13 e 23 de setembro, na 6º edição do concurso “O Quilo é Nosso”. A ideia é valorizar esse modelo de negócio, uma criação genuinamente brasileira e que recebe milhões de clientes todos os dias. E são justamente os consumidores e um júri técnico que vão avaliar os estabelecimentos participantes. Os interessados em disputar o título podem se inscrever até dia 2 de setembro e as informações estão no site www.oquiloenosso.com.br/.
Como funciona?
O Quilo é Nosso é dividido em três etapas. Na primeira, cada restaurante deve criar uma receita especial para compor o cardápio durante todo o período do evento (13 a 23 de setembro). Os estabelecimentos são avaliados por voto popular e por um júri técnico local em cinco critérios: ambiente, atendimento, limpeza, qualidade geral do buffet e receita participante do concurso. Os três melhores restaurantes de cada cidade ou região participante são classificados e disputam o título estadual.
Na segunda etapa, o júri local avalia os pratos destes três restaurantes em um emocionante evento ao vivo, de onde sai o campeão estadual. Já na terceira e última etapa, os melhores de cada estado se apresentam e concorrem ao título nacional, num grande evento em São Paulo, entre os dias 1º e 3 de novembro.
O concurso é realizado pela Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa, além do patrocínio nacional da Coca-Cola, JBS e Sodexo.
Novidades
Pela primeira vez todas as finais estaduais aconteceram no modelo de evento ao vivo, com a disputa entre os restaurantes participantes. Até o ano passado, somente a final nacional acontecia neste formato, muito elogiado pelos restaurantes e público geral.
Dessa forma, os clientes poderão acompanhar, ao vivo, a disputa entre os restaurantes da sua cidade e torcer pelo seu favorito.
Outra novidade é a edição de um guia digital com os melhores restaurantes a quilo do Brasil, que trará as informações dos classificados na primeira etapa.
Inscrições
O Quilo é Nosso é uma excelente oportunidade para os restaurantes criarem novos pratos que mostrem diversidade de sabores e a criatividade dos chefs, atrair novos clientes e divulgar o negócio. O primeiro passo é garantir a inscrição do restaurante, que deve ser feita junto à Abrasel. As informações estão disponíveis em www.oquiloenosso.com.br.
Até o momento 11 estados já confirmaram a participação no concurso, sendo eles Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o Quilo é Nosso vem reconhecer a importância de um modelo de negócio criado no Brasil e que está enraizado na cultura nacional. “Os restaurantes a quilo estão presentes em todo país e oferecem uma opção de alimentação balanceada, saudável, com múltiplas opções. O concurso enaltece a importância desses estabelecimentos para nossa cultura, sendo uma grande oportunidade para esses negócios”, afirma.
“A refeição a quilo é uma grande praticidade no dia a dia das pessoas. É da cultura brasileira o hábito de gostar de escolher e montar aquilo que nos agrada mais e não é diferente na alimentação. Por isso esse é um concurso que valoriza não só os estabelecimentos como também o cotidiano brasileiro“, complementa a presidente da Abrasel-MT, Lorenna Bezerra.
Histórico
O concurso teve início em 2017 e nos dois primeiros anos elegeu restaurantes amazonenses como os melhores do país (Mercato Brazil Manauara e Gaúcho’s Gourmet). Já em 2019 o título ficou com o Ceará (Verdelima), enquanto no ano seguinte, quem garantiu o primeiro lugar foi o Paraná (Tomilho). O atual campeão é o Arroz com Feijão, de Franca, São Paulo.
Serviço:
O Quilo é Nosso
Data: 13 a 23 de setembro
Inscrições: até 2 de setembro
Informações: www.oquiloenosso.com.br
Patrocínio nacional: Coca-Cola, JBS e Sodexo
Parceria: Prazeres da Mesa
Realização: Abrasel
Sobre a Abrasel-MT
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.