Bares e restaurantes têm a maior variação positiva na criação de vagas formais nos últimos 12 meses

Bares Destaque Gastronomia

O setor de alimentação fora do lar teve papel destacado no crescimento do emprego com carteira assinada em maio. Dados do Caged divulgadosna última semana de junho mostram que em maio foram criados 121 mil empregos no segmento de alojamento e alimentação com saldo positivo de 21 mil vagas preenchidas no mês. Historicamente, bares e restaurantes respondem por mais de 90% dos postos de trabalho deste segmento, segundo estimativa da Abrasel. A variação relativa do setor foi de 1,18% no mês, a quarta maior entre os 26 segmentos analisados.

“A recuperação está em curso e isto se reflete na geração de empregos formais no setor. O saldo positivo mostra que os bares e restaurantes estão hoje com um faturamento mais vigoroso. Isso traz uma aposta em um futuro melhor, após todas as dificuldades dos últimos dois anos”, afirma o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

“O setor é a principal porta de entrada no mercado de trabalho e somos os maiores geradores de emprego no País. A carência de mão de obra é gigante, damos oportunidades para pessoas que muitas vezes não têm preparo e não conseguem emprego em outros setores. Os bares e restaurantes acabam sendo também um local de formação profissional, pois somos nós que treinamos esses funcionários, partindo do zero”, complementa a presidente da Abrasel-MT, Lorenna Bezerra.

No ano o saldo também é positivo: foram 582 mil admissões no período, com saldo positivo de 71 mil vagas. Mas chama ainda mais a atenção o acumulado dos últimos 12 meses. O segmento foi que teve a maior variação relativa entre todos, com 17,83% e saldo positivo de 276 mil vagas (no período, foram registradas 1,35 milhão de admissões, com 1,08 milhão de desligamentos).

“Os bares e restaurantes têm sido uma das principais forças motrizes da atividade econômica nos últimos meses, e o saldo positivo de vagas formais é só mais um dos indicadores que revelam isso. Apesar da boa notícia, no entanto, é bom lembrar que ainda precisamos de ajuda para evitar que os prejuízos acumulados, as dívidas e as dificuldades com o aumento nos insumos impeçam a recuperação plena de milhares de negócios”, completa Solmucci.

Sobre a Abrasel

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.