Banda Calorosa lança EP com experiências sonoras e ‘manifesto calorista’

Música

om ritmo quente, inspirada nos termômetros cuiabanos, a banda Calorosa abusa das experimentações e, com uma boa dose de humor (ácido), traz letras com manifesto ‘calorista’ para o EP “Pacu e Pequi”, a ser lançado nesta sexta (24).

O projeto, financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, pelo edital de Cuiabá, reuniu músicos dispostos a explorar os ritmos, pesquisas, trocas, proposição de ideias e diálogos.

Após horas de ensaios, compuseram as músicas, que, por fim, renderam a gravação do EP em estúdio. Tudo isso rendeu um minidocumentário – com recurso de audiodescrição, que pode ser acessado aqui

Manifesto Calorista 
A maior parte dos integrantes da banda também é formada por músicos que se apresentam nas noites cuiabanas. Augusto Krebs e Karola Nunes assumiram as guitarras, Paulinho Nascimento, o contrabaixo, Vinícius Barros, a bateria e Bruno el Joe, os sintetizadores e samples.

Os vocais são explorados por todos os integrantes da banda. Para a gravação do EP, foram convidados os músicos Fernando Reis (Sax), Alaécio Martins (Trombone) e Virgílio Ribeiro (Percussão). 

A formação musical também se coloca como um coletivo aberto para experimentações, convidando compositoras e compositores da cena local para construir conjuntamente suas obras. 

As principais misturas são rasqueado, lambadão, reggae, eletrônico e um apelo ao pop. A Calorosa criou uma linguagem própria, evocando uma estética sonora que desafia a classificação, mas que materializa o momento e a história mato-grossense.

Como nasceu 
O projeto tomou forma com uma vontade antiga da artista Karola Nunes que, desde o disco “Somos Som” – em uma faixa que conta com acordes de viola de cocho, quis se aprofundar nas raízes culturais mato-grossenses. “Não era algo próximo da minha realidade, apesar dessa vontade. O mais perto disso que chegamos foi convidar o Abel dos Anjos para tocar a viola de cocho em uma faixa. Foi, então, que resolvi fazer a proposta de fusão sonora”, pontua.

A identidade visual é assinada por Hugo Alberto, que explora símbolos tradicionais da cultura cuiabana. A produção musical é coletiva e assinada pelos integrantes da banda. Já a mixagem e masterização é de Wel Ribeiro. 

Serviço
Lançamento EP Pacu e Pequi, da banda Calorosa
Data: Sexta-feira (24)
Local: Youtube e Spotify
Instagram: @bandacalorosa