Elas puderam utilizar técnicas no projeto aprendidas na faculdade
Aproveitar as oportunidades! É isso que as alunas da MT Escola de Teatro, ênfase em cenário e figurino, estão fazendo durante este Festival de Inverno, realizado em Chapada dos Guimarães. Tamii, Sophia Lima e Júlia Rocha confeccionam o figurino do artista Caju, que se apresenta nesta terça-feira (1º), com o show autoral Cativa Caatinga.
A ideia surgiu a partir da publicação do edital. “Na reunião, percebemos que seria um tempo bem apertado, mas isso faz parte do show. Está sendo bem importante para nós, como alunas, estarmos juntas nesse primeiro projeto fora da escola em um projeto muito legal”, destaca Tamii.
“Aqui em Cuiabá existem poucas pessoas que confiam na gente, que está começando, e dão a oportunidade de participar de um projeto relativamente grande, para expormos nossa arte e os aprendizados que a gente teve durante o curso também. Entendemos o recado da MT Escola agora que a gente precisou confeccionar esse figurino em uma semana, que é o que a gente normalmente faz na faculdade, correria”, revela Sophia.
As alunas puderam trabalhar no ateliê da Casa Cuiabana – MT Escola, e utilizar a máquina de costura e os elementos de figurino e cenário do local, sendo de fundamental apoio o uso do espaço para a execução do projeto. “Ter esse apoio da MT Escola para ajudar a disponibilizar espaço, materiais, foi muito legal eles confiarem na gente.
“Quero acrescentar que nesse processo da máscara, nosso professor, Douglas Peron, nos ajudou muito, dando dicas e apoiando. Chegamos a ir ao Labirinto, que é o ateliê do Spectro Lab, junto com outros artistas. Estive lá para aprender direto da fonte. Douglas é uma pessoa maravilhosa e especialista na parte de máscaras e figuras de papel machê e construção de elementos em 3D. Então, foi muito importante receber o apoio dele no processo dos figurinos e dos elementos que temos que fazer”, finaliza Tamii.
Sobre a MT Escola de Teatro
Maior projeto de artes cênicas de Mato Grosso, a MT Escola de Teatro foi inaugurada em 2016 pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e oferece o curso superior de Tecnologia em Teatro gratuitamente para os alunos. Nesses anos, já formou profissionais graduados que atuam tanto em Mato Grosso quanto fora do Estado, nas áreas de teatro, cinema, televisão e docência.
O polo de formação funciona no Cine Teatro Cuiabá, com gestão compartilhada entre a Secel e a Associação Cultural Cena Onze. Após a conclusão de quatro módulos de ensino (quatro semestres), o estudante recebe a formação de tecnólogo.
Com assessoria