35% do comércio cuiabano devem contratar para o fim do ano, mostra pesquisa da CDL

Estudo da CDL Cuiabá revela otimismo do setor e alta chance de efetivação após o período temporário.

Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) aponta que 35% dos empresários da capital planejam reforçar suas equipes com contratações temporárias para o fim de ano. O levantamento foi realizado presencialmente entre 21 de outubro e 6 de novembro e ouviu comerciantes com lojas em bairros, shoppings e no centro da cidade.

O levantamento mostra também que 89% dos entrevistados pretendem efetivar os contratados após o período temporário, revelando uma tendência de estabilidade nas novas admissões. Do total, 78% dos empresários abrirão de uma a três vagas, 17% oferecerão entre quatro e seis oportunidades e 5% pretendem contratar acima de seis profissionais.

As funções mais procuradas são vendedor (72,2%), caixa (16,7%) e auxiliar (13,9%). Quanto à remuneração, 36,1% das vagas oferecem salário médio de pelo menos R$ 2 mil.

Segundo o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, as contratações de fim de ano costumam ser portas de entrada importantes para o mercado de trabalho. “Tradicionalmente, o profissional que apresenta bom desempenho neste período é efetivado. É uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar carreira no varejo”, destaca.

A pesquisa também revelou que 47% das empresas planejam manter os temporários contratados por mais de dois meses, demonstrando uma expectativa de aquecimento no movimento do comércio nos próximos meses.

Com 52 anos de atuação, a CDL Cuiabá reúne cerca de 10 mil associados dos setores de comércio e serviços — responsáveis por aproximadamente 70% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cuiabá, segundo o IBGE. Juntos, os dois segmentos respondem por cerca de 60% dos empregos formais da capital mato-grossense, de acordo com dados do Caged.

Compartilhe esta notícia
Sugestões, Pedidos e Releases
Escanear o código